terça-feira, 19 de abril de 2011

O que é Networking?

Mais uma partilha!

Saiba o que é Networking

Networking está na moda, mas pouca gente sabe realmente do que se trata e o pratica de forma correcta. Portanto, fica até mais fácil começar dizendo o que NÃO é networking.

Networking não é trocar cartões, não é ser membro de comunidades e grupos de discussão na internet, não é se associar a entidades profissionais e estar em todos os eventos para ganhar visibilidade. Também não se trata da exploração de relacionamentos para benefício pessoal e unilateral.

Networking é uma atitude, um jeito de viver, que valoriza a convivência em benefício de todos. Para fazer networking corretamente, é preciso ter genuíno interesse pelas pessoas, respeito, solidariedade e reciprocidade. É uma via de mão dupla que permite formar e cultivar uma rede de pessoas com as quais você estabeleceu um vínculo. Networking se faz por interesse sadio, portanto, não é uma atividade interesseira.

Networking produz um capital supervalioso, o capital social, que vale mais que dinheiro em muitas situações da vida. Quem tem uma boa rede de relacionamentos tem mais poder e possibilidades. Fazer networking requer atenção, prontidão, organização de registos e habilidades de relacionamento e comunicação. Dá trabalho, consome tempo, mas vale a pena pelos benefícios recebidos e proporcionados.

Adotado como atitude de interesse e solidariedade, o networking aproxima as pessoas e as afasta do isolamento e do egoísmo muito comuns em nossos dias.

Esta concepção de networking é mais humanista e difere do modelo norte-americano que é mais focado em business. O modelo proposto também pode aumentar a sua empregabilidade e ou capacidade de gerar mais e melhores negócios, mas este não é o único foco do networking como o concebemos e praticamos.

Autor : José Augusto Minarelli - Referência em Outplacement.
www.lensminarelli.com.br
Citado por João Carlos Cruz, Headhunter, Economista e Administrador de Empresas, com especialização em Finanças e Planejamento Estratégico pela Universidade de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas e Universidade de Boston - Mass - U.S.A. http://www.novosplanos.com.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bem Vindos ao meus espaço!
Vou estar mais atentar e fazer mais partilhas. Gostaria muito de contar com a vossa participação e partilha dos temas mais diversificados nas áreas mencionadas.

ARTE DO EQUILÍBRIO - HO'OPONOPONO

CONTINUAÇÃO Cuidando das Relações: Uma Ferramenta para várias situações. OUÇA BEM.