segunda-feira, 11 de março de 2013

Agora EU!

Sim. Agora Eu porque tudo começa em cada um de nós. A forma como nos conhecemos (Autoconhecimento), que imagem temos de nós (Autoimagem), como sentimos e vivemos a vida, como Olhamos para dentro de nós, como Vemos as outras pessoas, como Ouvimos, como nos fazemos ouvir, Como Olhamos - O Olhar é a imagem da alma - como nos comportamos, que atitudes, que valores transmitimos, a forma como comunicamos perante tudo o que acabamos de mencionar vai influenciar de forma positiva ou menos boa as relações que construimos na nossa vida; no trabalho, na família, com os amigos, com a sociedade, com o Mundo! O Ser humano tem todas as ferramentas necessárias para construir o Bem e o Bem-estar, óptimas relações, qualidade de vida. Basta que cada um de nós escolha com assertividade a forma como se comportar perante cada situação, cada momento que é único. O impacto, a marca que deixamos, negativa ou positiva, MARCA para sempre. É a nossa Marca. E nós podemos escolher que Marca queremos deixar porque podemos escolher os nossos Comportamentos, eles não nascem connosco são fruto de vivências, de experiências, de educação, de valores e de crenças que podemos alterar ao longo da vida quando acharmos que é altura de mudar algo em nós. Isso é Desenvolvimento Pessoal, é aprendizagem contínua, é adaptação às mudanças necessárias, sejam elas identificadas por nós sejam elas impostas pela própria Sociedade. Já pensou em Si (SER) hoje? Pense nisso!

2 comentários:

  1. "A marca que deixamos, marca para sempre."
    Nem sempre isto é verdade, porque alguns de nós, temos duas faces, vulgarmente definidas por máscaras e isso é péssimo na personalidade do ser humano. O melhor processo de conhecer a personalidade de alguém é saber o dia em que nasceu. Nunca vi, nada mais acertado e claro com água límpida. Experimenta e ficarás estupefacta!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Pedro!
    Obrigada pelo seu comentário. Assim é mais fácil esclarecer a intenção do post "Agora EU!".
    Quando pensamos em trabalhar o nosso Desenvolvimento Pessoal não é aconselhável pensar sequer em máscaras, duas faces, etc. Sabemos inclusivé que a questão da bipolaridade é uma doença e todas as doenças têm que ter um acompanhamento adequado. Quando estamos doentes ficamos com menos energias e capacidades de raciocionio e por vezes nem sempre é fácil forcarmo-nos no EU embora seja quando mais precisamos de o fazer :-). No caso de doença temos que nos focar na recuperação, aceitação ou superação e depois viver, festejar esses passos que conseguimos dar e então dar ainda mais valor à vida!
    A Psicologia Positiva e o Coaching trabalham sempre no sentido positivo, ou seja identificarmos as nossas caracteríscas positivas e negativas, trabalhando a superação das negativas e fazendo a manutenção das positivas para assim aumentar a autoestima, o Amor Próprio. Por isso a Marca que queremos deixar deverá ser sempre uma marca positiva para que todo o processo relacional seja uma construção de desenvolvimento pessoal. Se cada individuo fizer, trabalhar um pouco isto será uma referência para os outros indivíduos da comunidade e como sabemos comportamentos positivos geram comportamentos positivos - Lei da atracção!
    Se quisermos aprofundar mais o auto-conhecimento devemos recorrer a Eneagrama, PLN, Coaching, etc. No caso de Eneagrama vamos identificar aquilo que o Pedro menciona, as características da personalidade com base entre outros dados no dia em que nascemos, hora, local, influência dos astros, do Universo.
    Volte sempre!
    Até já!
    Margarida Rebelo

    ResponderEliminar

Bem Vindos ao meus espaço!
Vou estar mais atentar e fazer mais partilhas. Gostaria muito de contar com a vossa participação e partilha dos temas mais diversificados nas áreas mencionadas.

ARTE DO EQUILÍBRIO - HO'OPONOPONO

CONTINUAÇÃO Cuidando das Relações: Uma Ferramenta para várias situações. OUÇA BEM.