segunda-feira, 11 de março de 2013
Agora EU!
Sim. Agora Eu porque tudo começa em cada um de nós.
A forma como nos conhecemos (Autoconhecimento), que imagem temos de nós (Autoimagem), como sentimos e vivemos a vida, como Olhamos para dentro de nós, como Vemos as outras pessoas, como Ouvimos, como nos fazemos ouvir, Como Olhamos - O Olhar é a imagem da alma - como nos comportamos, que atitudes, que valores transmitimos, a forma como comunicamos perante tudo o que acabamos de mencionar vai influenciar de forma positiva ou menos boa as relações que construimos na nossa vida; no trabalho, na família, com os amigos, com a sociedade, com o Mundo!
O Ser humano tem todas as ferramentas necessárias para construir o Bem e o Bem-estar, óptimas relações, qualidade de vida. Basta que cada um de nós escolha com assertividade a forma como se comportar perante cada situação, cada momento que é único. O impacto, a marca que deixamos, negativa ou positiva, MARCA para sempre. É a nossa Marca. E nós podemos escolher que Marca queremos deixar porque podemos escolher os nossos Comportamentos, eles não nascem connosco são fruto de vivências, de experiências, de educação, de valores e de crenças que podemos alterar ao longo da vida quando acharmos que é altura de mudar algo em nós. Isso é Desenvolvimento Pessoal, é aprendizagem contínua, é adaptação às mudanças necessárias, sejam elas identificadas por nós sejam elas impostas pela própria Sociedade.
Já pensou em Si (SER) hoje?
Pense nisso!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
ARTE DO EQUILÍBRIO - HO'OPONOPONO
CONTINUAÇÃO Cuidando das Relações: Uma Ferramenta para várias situações. OUÇA BEM.
-
... achei oportuno partilhar convosco, aqui vai. "Circula pela Internet, já há uns anos, um bom texto para esse final de ano, com algun...
-
Olá a todos! Tendo em conta a questão principal "os requisitos necessários para se tornar um bom Gerente de Projetos?" do LinkedI...
-
Comportamentos?! (Desenvolvimento Pessoal) Estamos numa fase de grandes e rápidas mudanças em todo o mundo, em termos Tecnológicos, Cient...
"A marca que deixamos, marca para sempre."
ResponderEliminarNem sempre isto é verdade, porque alguns de nós, temos duas faces, vulgarmente definidas por máscaras e isso é péssimo na personalidade do ser humano. O melhor processo de conhecer a personalidade de alguém é saber o dia em que nasceu. Nunca vi, nada mais acertado e claro com água límpida. Experimenta e ficarás estupefacta!
Bom dia Pedro!
ResponderEliminarObrigada pelo seu comentário. Assim é mais fácil esclarecer a intenção do post "Agora EU!".
Quando pensamos em trabalhar o nosso Desenvolvimento Pessoal não é aconselhável pensar sequer em máscaras, duas faces, etc. Sabemos inclusivé que a questão da bipolaridade é uma doença e todas as doenças têm que ter um acompanhamento adequado. Quando estamos doentes ficamos com menos energias e capacidades de raciocionio e por vezes nem sempre é fácil forcarmo-nos no EU embora seja quando mais precisamos de o fazer :-). No caso de doença temos que nos focar na recuperação, aceitação ou superação e depois viver, festejar esses passos que conseguimos dar e então dar ainda mais valor à vida!
A Psicologia Positiva e o Coaching trabalham sempre no sentido positivo, ou seja identificarmos as nossas caracteríscas positivas e negativas, trabalhando a superação das negativas e fazendo a manutenção das positivas para assim aumentar a autoestima, o Amor Próprio. Por isso a Marca que queremos deixar deverá ser sempre uma marca positiva para que todo o processo relacional seja uma construção de desenvolvimento pessoal. Se cada individuo fizer, trabalhar um pouco isto será uma referência para os outros indivíduos da comunidade e como sabemos comportamentos positivos geram comportamentos positivos - Lei da atracção!
Se quisermos aprofundar mais o auto-conhecimento devemos recorrer a Eneagrama, PLN, Coaching, etc. No caso de Eneagrama vamos identificar aquilo que o Pedro menciona, as características da personalidade com base entre outros dados no dia em que nascemos, hora, local, influência dos astros, do Universo.
Volte sempre!
Até já!
Margarida Rebelo